top of page
  • Foto do escritorLamvie

Você já viu seu filho dormir de boca aberta?

Dormir de boca aberta não é legal pra ninguém né? Além de ser mais fácil de roncar, acordar com o travesseiro babado não é legal!

menina loira dormindo de boca aberta

Mas você sabia que este hábito na infância pode ser muito perigoso? Leia o artigo completo para saber o porquê!


Na nossa posição natural, quando não estamos comendo ou falando, devemos estar com a língua totalmente colada no céu da boca, inclusive no sono. Desse jeito, ela fica levemente contraída, fazendo uma pressão na maxila. 


No bebê, até os 6 meses, a língua e a mandíbula funcionam como um bloco único! Se a língua está inteiramente acoplada, a boquinha vai ficar fechada. Se a língua está baixa ou somente sua ponta está elevada, a boquinha fica aberta.


Caso você já tenha visto seu bebezinho dormindo algumas vezes com a boca aberta, vale a pena investigar!


E nas crianças maiores? Quando recebemos uma família com a queixa de que a criança dorme de boca aberta, normalmente a primeira atitude que tomamos é investigar como está a respiração desta criança. Então o Otorrinolaringologista é um profissional que caminha junto com nosso trabalho. 


Depois da alta do otorrino, começamos a trabalhar com os músculos dessa boquinha! Fazemos estimulações e exercícios, com o objetivo de fortalecer toda a musculatura!


A contração da língua é que faz o estímulo natural para os músculos terem força. Então, no desenvolvimento ideal, os músculos vão se fortalecendo com o crescimento da criança, pois eles estão em constante estímulo!


E quando eles não conseguem se manter nesta posição ideal, vão ficando fracos. Isso se manifesta com seletividade alimentar, troca de fonemas, dentes tortos.... 


E outra informação super legal: sabe aqueles casos que as pessoas colocam aparelho 2, 3 vezes porque os dentes sempre voltam na posição de antes? A musculatura tem grande influência nisso! 


Pessoas e crianças que dormem com a boca aberta tem muito mais chance de roncar! E o ronco mais cedo ou mais tarde evolui para uma apneia. E a apneia aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. 


Então, se você tem uma criancinha em casa que dorme de boca aberta, não deixe de investigar com um profissional especializado!


Aproveitem que estará disponível apenas no mês de Junho!

ícone preto do instagram

Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page