top of page
  • Foto do escritorLamvie

Por que as meninas estão menstruando mais cedo!

Você tem uma menina em casa? Então precisamos conversar!


Não é de hoje que estamos notando que as meninas têm menstruado mais cedo que antigamente, e muitas mães ficam preocupadas e muitas vezes sem saber se deve procurar por um médico!


Mas será que existe uma explicação? Temos algumas teorias!

Acredita-se que o aumento do IMC (sobrepeso e obesidade) é um dos fatores que tem levado as meninas a iniciarem a puberdade e menstruarem mais cedo, isso porque nas crianças com excesso de peso, há uma maior ativação do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas e um aumento da quantidade de hormônios estrógenos.


Além disso, substâncias conhecidas como Desreguladores Endócrinos (substâncias químicas, naturais ou sintéticas, presentes no meio-ambiente) podem estar envolvidos. Eles têm capacidade de mimetizar ou interferir na síntese, secreção, transporte, ligação, ação ou eliminação de hormônios. A exposição a eles é generalizada e ocorre via ingestão de alimentos e água, inalação de gases e partículas no ar e através da pele.


Também temos que considerar os fatores genéticos! Crianças com mães ou parentes próximos que menstruaram cedo tem maior chance de também menstruarem mais cedo.


A puberdade fisiológica (normal) pode se iniciar a partir de 8 anos de idade! Mas calma! Isso não significa que sua filha logo irá menstruar!


É importante você ficar prestando atenção na sua filha e caso essa puberdade inicie antes ou tenha desenvolvimento muito acelerado é muito importante conversar com o pediatra! Sim, o pediatra é quem vai orientar e acompanhar essa menina!


Você sabia disso? Como foi ou está sendo na sua casa?



Dra. Nathália Lima | Pediatra (RQE 24272) | CRM/PR 37787

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page