top of page
  • Foto do escritorLamvie

Os pais são modelos dos filhos

Atualizado: 10 de dez. de 2020

Você já reparou o quanto as crianças são observadoras? Elas estão sempre “antenadas” com o que acontece ao redor delas e é sobre isso que quero conversar hoje.



As crianças aprendem através da imitação e desde pequenos são os pais e/ou pessoas que convivem no dia a dia que serão seus modelos. Por isso os adultos têm que ficar atentos aos próprios comportamentos, pois caso sejam inadequados a chance da criança repeti-los é muito grande.


Assim como os comportamentos adequados, tentem se comportar da maneira como você gostaria que seu filho se comportasse. Tem uma frase que diz “o filho é reflexo dos pais” e ela se encaixa perfeitamente no recado que estou querendo passar.

Você está sendo observado pela criança o tempo todo e tudo que você fizer, a maneira como trata as pessoas, se é educado, gentil, respeita ao próximo. Todos os comportamentos que você tiver estarão refletindo na maneira como a criança irá se comportar.


Algumas vezes você poderá perder o controle e isso também será um ensinamento, nada te impede de falar “Filho(a), esse comportamento que a mamãe teve não foi muito legal, não devemos nos comportar assim”, e explicar para a criança o que te levou a se comportar daquela maneira e como fazer para resolver. Desse modo estará ensinando que nem sempre nos comportamos de forma adequada e quando isso acontece, temos que pensar na resolução.


Lógico que a criança também pode imitar algo que viu na televisão, ou em algum filme, neste caso é muito importante ver se o desenho que ela assiste corresponda a idade da criança.


Vamos praticar o autoconhecimento e observar como nos comportamos na frente das crianças? Parece uma tarefa fácil ou você acha difícil? Pode compartilhar comigo, o que refletiu durante o texto. Vou adorar refletir com você.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page