top of page
  • Foto do escritorLamvie

Como evitar que meu filho tenha medo de dentista?

Atualizado: 17 de jun.

Quem tem medo de dentista sabe o sufoco que é ter que ir ao consultório. Mas eu te garanto tem como evitar que este medo seja passado para os seu filhos. E caso você já tenha filhos com medo de dentista, conseguimos contornar este trauma!

Fica por aqui que vamos te contar tudo!


O medo do dentista é um fantasma que assombra muitas pessoas até hoje. Seja por ter ouvido as histórias mas assustadoras, ou por experiências anteriores não muito agradáveis, mas o medo do dentista é um dos medos mais comuns entre as pessoas.

E o que que eu, como mãe ou pai posso fazer para que meu filho não tenha este pânico?


Primeiro: Não permita que as pessoas relatem histórias mal sucedidas com este profissional na frente do seu filho. Sabe aquela história que sempre um tio tem pra contar de uma injeção ou anestesia enorme e que esqueceu dentro do dente?


Não permita que as experiências ruins de outras pessoas criem fantasmas na cabecinha do seu pequeno! Se o assunto do almoço de domingo seguir este curso, deixe claro que não se sente à vontade para conversar sobre isso e mude o assunto.


Segundo: Nunca minta para o seu filho. Nós somos a maior referência de segurança para os nossos pequenos, e quando falamos algo que sabemos que não irá acontecer, deixamos a criança insegura, sempre pronta a reagir por tudo, pois não tem a confiança e o apoio que ela necessita nos momentos de tensão. Então se é dia de consulta com dentista, diga a verdade, se mostre disponível para o que a criança precisar e combine algo prazeroso para fazer depois da consulta.


Com o tempo a criança se sente segura e respeitada, sabendo que se for algo que não será tão legal, o papai e a mamãe estarão lá e apoiarão quando precisar. Saberá também que quando a família diz que não vai doer, é porque realmente não vai.


Terceiro: Busque locais e profissionais especializados no atendimento infantil. Pode parecer bobeira, mas criança não é um mini adulto. Eles pensam de maneira diferente, agem de maneira diferente e precisam de alguém que saiba os entender.

Ter um consultório preparado para os pequenos, materiais que sejam lúdicos e saber como conquistar o coraçãozinho deles faz toda a diferença!


um menino fantasiado do personagem Mario e a sua Odontopediatra fantasiada com jaleco de Minnie no consultório odontológico

E por último: mantenha as consultas em dia com o odontopediatra. Não há forma mais eficaz de prevenir cáries e outros problemas bucais do que estar em dia com as visitas no consultório.

Além de entender como estão os hábitos, apontar mudanças na dieta que auxiliam na prevenção a cárie e a inspeção visual de como anda a higiene, fazer a limpeza e aplicação de flúor regularmente fortalece o esmalte e garante que locais onde tinha acúmulo de placa e estaria próximo a formação de uma cárie, sejam eliminados.


Sem contar que é criado um vínculo do profissional e criança com as visitas habituais e logo se torna uma momento de alegria visitar o dentista!


Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe esse artigo com alguém que esteja precisando saber de tudo isso também!


Novidade imperdível desse mês de Maio:

Aqui no nosso site, estamos liberando um Guia GRATUITO de Escovação para as Crianças. Aproveitem que é exclusivo desse mês! Corre lá para baixar, garanto que os baixinhos vão amar!

ícone preto do instagram

Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!





Comentários


bottom of page