top of page
  • Foto do escritorLamvie

Pacientes especiais e Odontologia

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência.

O atendimento odontológico à Pessoa com Deficiência é de extrema importância para a saúde geral do paciente e deve ser iniciado quanto antes.


Muitas vezes esses pacientes já fazem inúmeras atividades no dia a dia, são terapias, consultas com psicólogos, psicoterapeutas, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros, e os pais deixam os dentistas de lado.

Quando o paciente demonstra ter dor de dente, ou quando os pais conseguem ver “um pontinho preto” aí vem a preocupação! Aí os pequenos chegam ao nosso consultório super agitados, com medo do desconhecido, desconfiados e desconfortáveis.

Não é segredo para ninguém que o consultório odontológico é um ambiente que causa esse “medo” nas crianças (e adultos também), pois existem muitos instrumentos diferentes, ruídos, luzes, entre outras coisas. Para que seja possível a execução do tratamento é importante haver um vínculo entre profissional /paciente e entre profissional/pais. Precisamos conhecer a criança, seus limites e limitações e ir ganhando espaço e confiança para realizarmos os procedimentos propostos.


Muitas vezes esse vínculo não é possível em apenas uma única consulta, as vezes levamos algumas consultas (sessões de condicionamento) para conseguir realizar o procedimento sem gerar trauma ao paciente.

Por isso sempre enfatizamos a importância de levar os pequenos ao dentista quanto antes porque esse profissional capacitado dará todas as instruções de higiene e cuidado odontológico para que a criança cresça livre de cáries!

Prevenção é sempre a melhor opção!

Dra. Charlene Mem. Odontopediatra. CRO/PR 22025

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page