top of page
  • Foto do escritorLamvie

O estresse influencia na amamentação?

Sim! O estresse materno impacta na amamentação, principalmente por reduzir o fluxo de leite.


Isso ocorre em razão da redução do nível de ocitocina que é liberado, visto que esse hormônio é o responsável pela ejeção de leite, e ela só é liberada pela nossa hipófise se a mulher estiver tranquila, relaxada, confiante, amparada pela sua rede de apoio, e se estiver sem dor.


Ou seja, qualquer problema que a mulher tenha no momento da mamada, o nível de ocitocina é reduzido, e assim o fluxo de leite reduzido proporciona menos reflexo de ejeção, e o leite ficará retido na mama e isso sim ira impactar de forma negativa na produção de leite.

Por isso, uma dica super importante é que na hora da amamentação, você esteja tranquila, busque um lugar aconchegante para você e seu bebê, coloque uma música, leia um livro, uma série ou até mesmo apenas observe seu bebê mamar, pois, não tem nada mais relaxante e prazeroso que este momento entre vocês.

Lembre-se quanto mais confiante e segura você estiver em sua jornada de amamentação, mais ocitocina será liberada e melhor será o seu fluxo de leite e sua produção.


Ariane Pollis | Consultora em Amamentação

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page