top of page
  • Foto do escritorLamvie

Meu filho vomitou o remédio, e agora?

Na pediatria, a maioria das medicações é administrada na forma oral e muitos pais já passaram por essa situação em algum momento, na qual a criança cospe ou vomita a medicação logo após a administração, seja com as vitaminas, antibióticos ou analgésicos.



E aí vem a grande dúvida: e agora, o que fazer?

Infelizmente, a resposta para essa dúvida tão frequente é mais complexa do que pode parecer, pois, as ações, tempos de absorção, mecanismos e efeitos colaterais de cada medicação são únicas e diferentes.


Vários fatores interferem nessa decisão, incluindo:

  • tipo de medicação;

  • idade do paciente;

  • a real indicação do remédio;

  • se a criança estava em jejum ou tinha se alimentado;

  • quanto tempo depois de tomar foi o vômito, entre outros.


Desta forma, não existe uma resposta única e unânime para esta pergunta. De modo geral, bom senso deve imperar e se for possível falar com seu médico, é a forma mais segura de contornar a situação.


Há poucos dados na literatura a esse respeito, e apesar das controvérsias, os poucos estudos mostram que é praticamente consenso entre os médicos que com menos de 15 minutos o medicamento PODE ser refeito, e com mais de 1 hora ele NÃO deve ser repetido. No estudo publicado em 2012 pela revista The Canadian Journal of Hospital Pharmacy, 60% dos médicos ainda concordaram que poderiam ser repetidas as doses se for um intervalo até 30 minutos. Intervalos entre 30-60 minutos, sempre devem ser ponderados com seu pediatra.


Em resumo: não existe uma resposta única e certa para esta pergunta e cada caso deve ser analisado individualmente, portanto sempre que possível, consulte seu médico! Se isso não for possível, um intervalo considerado um pouco mais seguro para repetição da dose, seria o de 15 minutos entre a administração e o vômito.

Sempre evite a auto-medicação e na dúvida consulte seu pediatra de confiança!




Dra. Ana Paula de Queiroz | Pediatra (RQE 23810) | CRM/PR 32458

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page