• Lamvie

Férias!!! Hora de provar novidades alimentares

Como em tudo na vida, temos que dar um jeito de nos adaptar para “sobreviver” e com a alimentação não é diferente! A cultura do fast food gerou uma grande mudança na forma de comer e até certo ponto, foi uma transformação necessária. Mas, o que acontece, é que este tipo de alimentação degrada a dieta das crianças. Em meio a inúmeras opções de produtos industrializados pobres em nutrientes, há lanchonetes com promoções e supermercados com os corredores cheio de guloseimas.... Então, precisamos ter senso crítico e começar a fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia.



Quando falamos da época de férias, considero que este pode ser também um período para novidades alimentares em se tratando do “comer fora”. Nós, curitibanos, somos privilegiados quanto a opções de novos restaurantes, empórios, festivais de gastronomia que estão presentes para disputar espaço com a culinária padrão. Basta ficar antenado, se permitir provar e oferecer aos filhos, netos, sobrinhos e estimular a fazer parte do público healthy!


Assim, sem perceber, passamos a consumir ovos de galinha feliz (caipira), sucos naturais, comida natureba, produtos artesanais (sem conservantes) e etc.


A regra geral é a mesma: estimular a criança a pegar pelo menos 1 tipo de vegetal na refeição; preferir os locais onde se possa montar o sanduíche; ir a locais “gourmetizados” onde pode-se colocar a mão na massa ou locais com espaço kids. Pesquise na internet antes de ir, onde tem porções para crianças, wraps, salada de frutas e outros itens “chamativos” para os pequenos.


As feirinhas de produtos orgânicos para passear e conhecer são boas opções, restaurantes com buffet vegetariano também, além dos quiosques de tapioca, buffets de sopa e mercados de comida. A dica é: ouse! Tudo é uma questão de hábito (bom ou ruim).


Considerando nossa falta de tempo diária, somada a tudo que foi dito, porque não aproveitar as férias para mudar o hábito da galera ou inovar? Se você reparar, até mesmo algumas redes já estão sendo influenciadas positivamente oferecendo frutas, saladas, integrais...


Papais e mamães, vejam, tudo o que vocês acostumarem a consumir junto com as crianças pode ser tornar um hábito para elas, iniciando nos período de férias! Aí é só manter as novidades aceitas em casa e acompanhar na escola, visto que algumas já estão abrindo mão em suas cantinas de: frituras, refrigerantes, salgadinho de pacote, por uma gama de lanchinhos mais saudáveis: sanduíches naturais, bolos integrais, frutas desidratadas. Enfim, unir o lazer e prazer com uma pitada de sensatez é a receita para uma vida boa.


E, na verdade, o alimento carrega com ele mais do que apenas nutrientes para aplacar a fome... E em se tratando do cuidado com nossos pequenos a equação alimento é igual a afeto!


#férias #alimentaçãosaudável #nutriçãoinfantil


Larissa Macedo, Nutricionista Materno Infantil. CRN/PR 3622