top of page
  • Foto do escritorLamvie

Está na hora do Desfralde?

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Quando começar o desfralde? Este é um dos momentos que os pais mais anseiam na infância das crianças e muitas vezes nos sentimos perdidos em saber quando começar o desfralde.

A partir dos 2 anos de idade a criança já pode ter o potencial de desfralde. Algumas crianças fazem o desfralde mais tardiamente e outros mais cedo. Geralmente indicamos que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais que a criança já está apta para iniciar o processo. Os sinais mais comuns são:

- A criança já saber verbalizar e avisar quando está fazendo xixi ou cocô, ou quando está suja; - Já sabe andar, correr e subir escadas; - Segue instruções; - Se mostra incomodada com a presença da fralda; - Demonstra interesse por calcinhas/cuecas. Caso a criança tenha uma dieta inadequada, pouca ingestão de água e outros problemas, pode ser mais difícil este processo. O ideal é procurar uma nutricionista infantil para adequar a dieta e não ter dor ao evacuar. Muitas vezes jogos e livros também podem ajudar neste processo! É muito importante que os pais tenham consciência que o desfralde é um processo e não algo que acontece do dia pra noite. Às vezes nossas expectativas estão muito altas por conta de uma comparação com o filho de um conhecido, mas a realidade é que vão existir muitos escapes, o penico que funciona super bem no vizinho pode ser um objeto de terror em casa, e a paciência vai ser o melhor atributo no momento!

Dicas que gostamos para famílias em época do desfralde: - Leve a criança ao banheiro com os familiares para ela se acostumar a ver as pessoas usando a privada. Explicar por que fazemos as necessidades lá pode ajudar no processo. - Usar outras crianças (irmãos ou primos) como modelos também tende a ser uma boa tática. Os pequenos imitam outras pessoas e usar outra criança como modelo também tende a ajudar. - Quando a criança der sinais que irá fazer xixi ou cocô leve-a no penico ou assento redutor e aguarde uns minutinhos. Nunca deixe a criança por muito tempo (mais que 10 minutos)! Caso ela não consiga fazer as necessidades não critique ou reprima. Estabelecer alguns horários para criança sentar no penico ou vaso ajuda a criar uma rotina! Após as refeições, antes de dormir e após acordar pode ser bons momentos. - Estimule ela a gostar do pinico, deixe-a brincar com ele se ela quiser. Uma boneca pode ajudar nisso. E deixe o pinico em um lugar visível e de fácil acesso. Devemos também evitar algumas coisas para que o processo não se torne traumático, e sim divertido e leve: - Nunca reprima a criança caso ela não faça as necessidades no vaso e sim na calça ou na fralda. Isso gera um reforço negativo que não é benéfico, a criança associa o vaso a algo ruim.

- Se ela não quiser sentar no penico nos momentos de treinamento, não insista. Deixe- fazer outra coisa e tente novamente em alguns minutos.

Nunca a envergonhe, castigue ou repreenda, principalmente na frente de outras pessoas. O desfralde deve ser leve e divertido e não algo estressante para a família. A criança não está sozinha nessa tarefa. A família é parte fundamental.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page