top of page
  • Foto do escritorLamvie

Estou grávida! E agora?

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Logo, em alguns meses você estará com um bebê nos braços e uma vida para cuidar. Muitas coisas passam na cabeça dos pais nesse momento. Vou conseguir? E se ele chorar, tiver cólicas? Será que vou ter leite o suficiente?



São muitas novas responsabilidades. Nos próximos artigos vamos discutir um pouco sobre cada fase do bebê, desde o seu nascimento, cuidados iniciais e crescimento e desenvolvimento.


Logo que a mamãe descobre a gestação ela deve procurar um obstetra para fazer o seu pré-natal. Nessas consultas será avaliada toda a saúde do binômio mãe-bebê. Mas não é só o obstetra que deverá ser procurado. É importante que haja ao menos uma consulta com o pediatra que irá acompanhar o bebê. O pediatra irá auxiliar na decisão sobre o tipo de parto a ser feito, quais os procedimentos iniciais com o bebê, exames necessários, entre outros. É o primeiro contato da família com o médico que os acompanhará por um longo período.


O bebê nasceu! Quais são os procedimentos adotados na sala de parto?


Vamos lá: tudo depende das condições de nascimento do bebê! Se ele nasceu bem, está chorando, ativo, coração batendo acima de 100 batimentos por minuto e não possui nenhuma doença associada o destino do bebê é: O COLO DE SUA MÃE! O contato pele a pele é primordial nos primeiros minutos de vida do recém-nascido. Ele reduz a perda de calor, estabiliza a frequência cardíaca, propicia e estimula a amamentação, além de ser um lindo momento de vínculo entre os pais e seu filho que acabou de chegar! O ideal é que já aproveitemos esse momento para estimular a amamentação. Chamamos isso de Golden Hour (Hora de Ouro), pois aproveitar esse momento reduz muito os insucessos na amamentação.


Após esse primeiro contato o pediatra avaliará seu bebê, fazendo o exame clínico e detectando possíveis alterações. Nesse momento você saberá as medidas do seu bebê: peso, estatura e perímetro cefálico. Também ficará sabendo a sua nota de nascimento (Escore de Apgar) que reflete as condições em que seu bebê nasceu.


Agora, se algo não deu tão certo e seu bebê não nasceu bem como esperávamos o pediatra irá avalia-lo imediatamente. E então, assim que ele estiver bem e seguro, será levado ao colo de seus pais!


Portanto, logo após o nascimento seu bebê precisa de: carinho, amor, colo e mamá!

No próximo post falaremos sobre os cuidados com o recém-nascido ao ir para casa!



Dra. Bianca Cavichiollo, Pediatra e Neonatologista, CRM/PR 30641

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page