top of page
  • Foto do escritorLamvie

Como fazer o desmame gentil?

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Não cansamos de falar dos benefícios e vantagens da amamentação até 2 anos ou mais. Mas chega um momento que é hora de passar de fase e milhões de dúvidas surgem na cabeça. Como fazer o desmame?

Nós (profissionais humanziados) aqui da Lamvie sempre indicamos o Desmame Gentil. Mas o que vem a ser de fato? O Desmame Gentil é uma forma de direcionar o desmame sem ser agressivo e abrupto, fazendo com que esta passagem de fase seja tranquila e não gere traumas para nenhuma das partes. Mas para isso é importante a mãe se informar muito antes do início, estar preparada para protestos dos pequenos e contar com uma rede de apoio ara facilitar o processo. O primeiro passo é a mãe estar ciente e certa da decisão. Este momento não pode ser influenciado por terceiros e acontecer por pressões externas.

A primeira coisa a se fazer é estabelecer horários que a criança poderá mamar e outros que não. Converse com seu filho em um momento tranquilo, longe das mamadas ou do sono, explicando que a partir de agora ele poderá mamar naqueles horários e nos outros vocês podem brincar, ler histórias e fazer outras coisas divertidas. Vá ensinando a criança a lidar com as demandas emocionais de uma forma diferente além do seio! Seja com abraço, colo, conversa, mas vá ensinando que a criança também consegue se acalmar de outras formas! Outra dica legal é combinar com o pequeno um local que ele poderá mamar. Por exemplo, se o local escolhido for o quarto, quando a criança estiver fora de casa e pedir para mamar, é só lembrar ela que quando vocês chegarem naquele local poderá mamar! Determinar o tempo de mamada também pode ser uma estratégia para guiar o desmame gentil! Combinar com a criança que ela poderá mamar enquanto toca "tal" música, ou até a mamãe contar até 30, por exemplo, também são formas atrativas e simples de diminuir as mamadas! O mais importante é ter calma, paciência e entender que este é um momento difícil para seu pequeno. Se sentir que ainda não é o momento não há problema nenhum em retornar ao "começo"! Com muita conversa, muito amor e muito carinho é possível passar esta fase sem traumas e frustrações, somente lembrando com carinho!!


Ariane Pollis. Consultora em Amamentação


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page