top of page
  • Foto do escritorLamvie

Acidente grave em meninos!

A torção testicular é uma EMERGÊNCIA urológica que pode levar a perda do testículo em algumas horas!



Causa: Má fixação dos testículos dentro da bolsa testicular, resultando em maior mobilidade do testículo, podendo girar em seu próprio eixo.


Consequência: A torção do cordão espermático, que irriga o testículo, leva a diminuição progressiva da circulação sanguínea do testículo, isquemia e até perda do órgão.


Sintomas: Dor testicular, que pode irradiar para o abdômen e virilha, aumento de volume (inchaço) e hiperemia (vermelhidão) da bolsa testicular, podendo haver náuseas e vômitos.


Idade: Mais comum em pré-adolescentes e adolescentes.


Diagnóstico: É feito avaliando idade, sintomas e tempo de evolução, exame físico e ultrassom.


Tratamento: O tratamento é CIRÚRGICO, desfazendo a torção, avaliando a viabilidade do testículo e fixando o lado acometido e o contralateral, para evitar torção futura. Pode haver a necessidade de retirada do testículo.


⏳O período ideal para que o paciente seja diagnosticado e submetido a cirurgia é de até 6 horas do início dos sintomas! Após 12h de sintomas a maioria dos meninos perde o testículo, e, após 24 horas quase 100% deles.


⚠️Dor, vermelhidão e inchaço súbitos no “saquinho” de seu filho é um sinal de alerta! Nesses casos procure imediatamente a emergência!


⚠️A avaliação nas primeiras horas, feita por um cirurgião pediátrico levando ao tratamento cirúrgico precoce é a única forma de salvar o testículo torcido!



Dra. Mariah Mello. Cirurgiã Pediátrica. CRM-PR 28.414 RQE 20.605

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page