top of page
  • Foto do escritorLamvie

Por que não começamos com o "mais urgente"?

Por que quando vamos ao Odontopediatra não começamos com as cáries ou o dente que está doendo?


Esta é uma das perguntas que mais escutamos quando atendemos crianças. Os pais geralmente imaginam que já "mexer" no dentinho mais comprometido é a melhor saída, mas a Dra. Gabriela Biesuz, que é especialista em Pessoas com Deficiência (PcD), vem nos explicar porque esta não é a melhor escolha!



Qual a importância da profilaxia (limpeza dentária) em Pacientes Especiais?

Muitos pais me questionam o por quê de fazer limpeza dentária nas crianças ou por quê fazê-la antes de procedimentos como restaurações ou extrações.

Bom, a limpeza dentária é de extrema importância para manutenção da saúde bucal do paciente. Nela fazemos a raspagem e polimento das superfícies dentárias para manter os dentes limpos, protegidos e as gengivas saudáveis.


Mas porque fazer a limpeza antes dos outros procedimentos?

Porque além de conseguirmos deixar o meio bucal livre de placa e tártaro para receber o material restaurador, é o procedimento odontológico “mais simples” em termos de desconforto para o paciente. É onde ele vai conhecer muitos instrumentos, sons e texturas dos materiais utilizados. Ele entrará em contato com o som do “motorzinho”, com a água e o ‘arzinho’ nos dentes, conhecerá o sugador, o algodão, fio dental, o sobe e desce da cadeira, e desta forma, quando precisarmos de colaboração para um procedimento mais complexo, ele já estará mais ambientado com os sons, luzes e materiais utilizados.


Por isso, tanto em crianças quanto em PNE, é sempre muito importante conquistar a confiança com procedimentos mais simples, para então conseguirmos fazer os mais complexos sem gerar medos e traumas!



Dra. Gabriela A. Biesuz Ortodontista e Ortopedista Facial Especialista em PcD. CRO/PR 25040

0 comentário
bottom of page