top of page
  • Foto do escritorLamvie

Até quando trocar as letras na fala é normal?

ilustração de uma mulher ensinando um menino a pronunciar a letra O

Não podemos negar que é engraçadinho a criança falar errado alguma palavrinha! Mas existe uma idade que esperamos que a criança já saiba falar certo, sem trocas e nem omissões de letras!


Você sabe qual idade é?


Logo nos primeiros anos, quando a criança está começando a falar, acontece da maioria delas trocar as letras na fala, diz algo diferente e registramos com um carinho enorme essa forma fofa deles se expressarem.


Mas com o passar do tempo a fala deve ir se aperfeiçoando, e a criança deve falar de forma que qualquer adulto a entenda com 3 anos!


Já a fala com todos os fonemas, sem nenhuma troca deve ocorrer até os 5 anos. Caso seu pequeno ainda não fale o R, troque o T pelo C ou fale com a linguinha entre os dentes, não hesite em buscar um fonoaudiólogo


Sabemos que essas trocas acontecem porque a linguinha ou os lábios não estão fazendo seu papel plenamente, e isso pode afetar além da fala a mastigação, o sono, respiração e até a posição dos dentes.


A língua e os lábios são super importantes para o crescimento facial, e eles estarem com a força e a movimentação perfeita influencia diretamente na posição dos dentinhos!


Ah! E mais uma informação super importante! A criança falar corretamente é imprescindível para o desenvolvimento correto da escrita! Por isso, se seu filho já fez 5 anos e ainda não fala corretamente, não espere mais para procurar ajuda!


Aproveitem que estará disponível apenas no mês de Junho!

ícone preto do instagram

Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page