top of page
  • Foto do escritorLamvie

Meu filho precisa de aparelho?

Será que meu filho precisa de aparelho? E se não usar agora, tem problema? Por que não colocar só quando tiver dentes permanentes?

menina loira de óculos de grau usando aparelho

Tenho certeza que estas dúvidas já passaram na sua cabeça. E se você ainda tem dúvida se o seu filho precisa ou não de aparelho, leia esse artigo até o final que você vai entender direitinho!


Primeiro vamos entender o que é uma mordida "perfeita":

Para crianças com dentinhos de leite, a mordida perfeita precisa ser uma mordida que a parte de cima, a maxila, encaixe por fora da parte de baixo, a mandíbula. Como se fosse uma caixa e uma tampa.


Além disso, também é necessário ter vários espaços entre um dentinho e outro. Nada de dentes juntinhos! E por último, os dentes de cima precisam se encostar com os de baixo, ao mesmo tempo, ao fechar a boquinha.


arcada dentária com mordida aberta nos dentes de leite
Mordida aberta nos dentes de leite

Agora se a criança morde e os dentes da frente não encostam, temos um problema. Isso se chama mordida aberta. É super comum nos casos de uso de chupeta, mamadeira e em crianças que chupam o dedo.


Muita gente diz que não tem problema porque é dente de leite e depois que trocar se corrige. Mas isso não é verdade! Se a mordida aberta não for corrigida, pode levar a enxaqueca, fraturas de dente frequentes, respiração bucal e outros problemas. 


mordida cruzada na arcada dentária
Mordida cruzada

Outro problema bem comum que pode passar despercebido é a mordida cruzada. Isso acontece quando a parte de cima morde por dentro da par

te de baixo. Como se a tampa da caixa tivesse um lado menor que encaixa por dentro e não por fora.


Esse problema é bem sério e pode levar a assimetrias na face da pessoa. Se seu filho tem este tipo de mordida procure o quanto antes um dentista especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares!


Mordida cruzada anterior na arcada dentária
Mordida cruzada anterior

A mordida cruzada anterior é bem fácil de ser percebida. É quando a criança morde com os dentes de baixo da frente por fora dos dentinhos de cima. Estes casos, se não tratados, podem levar a criança a desenvolver o queixo exageradamente, influenciando na mastigação e estética futuros. 



Mordida profunda em uma criança
Mordida profunda

Existe também a mordida profunda. Quando nós, adultos e crianças mordemos, os dentes de cima devem encobrir os de baixo em 2/3. Quando o pequeno fecha a boquinha e os dentes de cima encobrem totalmente os dentes de baixo, temos a mordida profunda.


Este problema trava o crescimento da mandíbula, e se não corrigido a tempo, pode fazer com que a pessoa fique com aspecto de "sem queixo" ou com papada. 


E por último e a mais difícil de se perceber, temos a mordida atrésica. Sabe aquela boquinha linda, super bem alinhada, com os dentinhos de leite todos coladinhos um do outro? Então, ela é péssima para os dentes permanentes!


Isso porque os permanentes são muito maiores que os dentinhos de leite e eles precisam do espaço entre os primeiros dentinhos para se alinhar no arco.


Normalmente crianças que tem os dentes muito juntinhos, tem também o que chamamos de retenção prolongada que é quando o dente permanente nasce sem cair o de leite. Temos um post bem legal aqui no blog explicando sobre isso!


Você imaginou que tinham tantas possibilidades de mordida?


Aqui no nosso site estamos liberando um e-Book GRATUITO para saber se o seu filho precisa de aparelho.

Se você tem essa dúvida, não deixe de baixar o material. Ele estará disponível somente no mês de Junho!

ícone preto do instagram

Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!


Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page