top of page
  • Foto do escritorLamvie

Criança pode usar aparelho?

Atualizado: 17 de jun.

A criança pode usar aparelho com dente de leite? Não tem que esperar cair todos os dentes??? Como saber se meu filho precisa de aparelho?

mãos segurando um molde de arcada dentária usando dois tipos de aparelho ortodôntico

Essa é uma dúvida super comum! Quando a gente era criança, a maioria dos dentistas falava que só podia colocar aparelho com os dentes permanentes. Mas ainda bem que a ciência evolui e hoje em dia é bem diferente!


Aquele aparelho fixo, de ferrinho, serve para mudar a posição dos dentes. Então se tem dente torto ele ajuda a corrigir. Mas porquê o dente ficou torto??


Normalmente os dentes ficam numa posição onde a língua empurra eles para fora, e os lábios e bochechas empurram eles para dentro. Onde estas forças se anulam, é a posição que os dentes vão ficar. E isso também acontece na criança.


Pense em um bebezinho: ele tem aquela boquinha minúscula e só mama. A amamentação é o primeiro "treino" para a língua, lábios e bochechas. Com o bebê mamando no seio, ele começa já a deixar estes músculos fortes e treinados para a fala, mastigação e para o crescimento facial.


Já o aparelho fixo no adolescente, corrige um problema que já aconteceu. Aquele osso da maxila e mandíbula já cresceu e não foi o suficiente para ter espaço para os dentes permanentes, e por isso, eles ficaram tortos.


O uso do aparelho nas crianças previne isso. Nós avaliamos como está o desenvolvimento dos ossos da face e identificamos se estão de acordo com o esperado para a idade. Caso não esteja, conseguimos redirecionar o crescimento para o ideal esperado!


É como se a gente percebesse já no início que não vai ter como os dentinhos se alinharem e ter uma mordida funcional, e nós atuamos enquanto os ossos ainda estão molinhos e podem se moldar corretamente!


Não é fantástico? Além de evitar o uso de aparelho por longos anos, conseguimos também deixar o crescimento do rostinho mais equilibrado e harmônico, sem ter assimetrias que incomodariam no futuro.


Além disso, existe uma melhora significativa na mastigação, absorção de nutrientes, na respiração, no sono.... A lista de benefícios é enorme!


Então se você deseja proporcionar para o seu filho um rostinho simétrico, harmonioso e funcional, não deixe de consultar um Ortopedista Funcional do Maxilares, o dentista especialista em aparelhos em crianças!


Estamos liberando um e-Book GRATUITO para saber se o seu filho precisa de aparelho.

Se você tem essa dúvida, não deixe de baixar o material. Ele estará disponível somente no mês de Junho!

ícone preto do instagram

Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page