top of page
  • Foto do escritorLamvie

Meu filho não cumprimenta as pessoas, o que devo fazer?

Atualizado: 9 de fev. de 2021


Todo lugar que eu vou e tem crianças, sempre observo o empenho dos pais para fazer com que as crianças cumprimentem as pessoas ou o não empenho dos pais. Essa é uma questão que me deixa muito intrigada. Qual seria a maneira certa de se comportar nesses momentos?



Acredito que a maioria das pessoas dá um cumprimento por respeito, carinho ao próximo ou até reconhecer a presença de uma pessoa, no caso de alguém desconhecido. Quando essas pessoas são familiares e amigos, normalmente fazemos isso com apertos de mão, abraço e beijo. Quando é alguém desconhecido, que encontramos no elevador ou um funcionário do seu condomínio saudamos um bom dia, por exemplo.


Quando você faz com que seu filho cumprimente a todos antes de ir brincar assim que chega a um lugar, você está o ensinando a respeitar as pessoas ali presentes e a demonstrar carinho por elas. Eu sei que muitas vezes as crianças não querem fazer isso, concordo quando dizem para não obrigar a criança a beijar e abraçar, afinal dessa forma você respeita o espaço dela também, mas então dê um aperto de mão ou apenas um “oi”. Deixar a criança não cumprimentar é ensinar a indiferença pelas pessoas e o desprezo.

Aposto que não é isso que você quer, não é mesmo? Você quer que seu filho interaja socialmente com as pessoas, faça amigos e seja o mais gentil possível com todos. No momento que ensina os cumprimentos são isso que ele estará aprendendo.

Faz muito tempo que penso sobre esse assunto, queria compartilhar o que penso a esse respeito e saber a opinião de vocês.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page