top of page
  • Foto do escritorLamvie

Criança pode utilizar maquiagem?

O uso de cosméticos entre crianças e adolescentes vem aumentando consideravelmente, principalmente devido ao apelo nas mídias, todos os dias com novidades e uma enorme variedade de produtos.


Além disso, qual criança nunca viu a mãe utilizando cremes e maquiagem e quis fazer igual?

Entretanto, alguns fatores devem ser considerados na hora de decidir se a criança deve ou não utilizar maquiagem, inclusive no que se refere à escolha desses produtos: - Para crianças muito pequenas, não é recomendado.

A pele de crianças menores de 3 anos de idade são mais sensíveis e estão mais susceptíveis a dermatites e reações alérgicas. Mesmo os produtos hipoalergênicos são capazes de causar sensibilização, portanto, quanto mais tarde for iniciado o uso, melhor. - Fique atento para o uso somente de maquiagem infantil! Mesmo em crianças maiores, é importante verificar se o produto é seguro para a população infantil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece critérios rigorosos para os produtos destinados às crianças, portanto vale a pena checar se o produto tem o selo antes de comprá-lo. - Tem diferença entre maquiagem de adulto e maquiagem infantil? Sim. Os produtos infantis costumam apresentar menos aditivos químicos e poder de fixação do que os tradicionais, e a maioria utiliza somente corantes naturais. O mesmo ocorre com esmaltes infantis, que são à base de água. O excesso de chumbo e outros metais presentes em cosméticos comuns podem ser bastante prejudiciais, podendo inclusive causar fadiga, insônia e dificuldade de concentração. - E maquiagem de boneca, pode? Não. Maquiagem que acompanha bonecas e outros brinquedos não são próprios para uso humano. - Existe uma idade segura para utilizar maquiagem? Antes dos 3 anos, o uso não é recomendado. Entre 4 e 8 anos, podem ser usados produtos hipoalergênicos e infantis, desde que com cautela e sob supervisão. Após 9 anos de idade é permitido, mas, se possível, deve ser evitado. Afinal, não é possível prever se a criança será ou não alérgica a determinado produto. Quanto menor a sensibilização durante a infância, mais saudável será a pele futuramente. - Não esqueça de lavar bem! Os pais devem retirar completamente o produto da pele da criança, utilizando água e sabonete neutro, sem deixar resíduos. E lembre-se: criança precisa ser criança! Não tem problema “brincar” com maquiagem, desde que ela entenda que não precisa estar maquiada para estar bonita! Em caso de dúvidas, converse com o seu pediatra ou dermatologista!

Dra Andrea Dombroski | CRM/PR 30262

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page