top of page
  • Foto do escritorLamvie

05 sinais de que a criança precisa ir ao psicólogo.

Atualizado: 9 de fev. de 2021

Muitos pais têm dificuldades de identificar os sinais que são indicadores que seus filhos precisam de ajuda e acompanhamento com um psicólogo. Reunimos aqui 05

sinais de alerta que podem indicar quando procurar um psicólogo infantil.


1. Atraso no desenvolvimento: atrasos significativos nos marcos do desenvolvimento infantil são sinais de que alguma coisa não está bem. O psicólogo infantil conhece as fases do desenvolvimento e o que é esperado de cada criança para sua faixa etária. Então se você desconfia e percebe que seu filho apresenta atrasos quando comparado com outras crianças de sua mesma idade é importante que seja investigado, pois quanto mais cedo acontecer a intervenção, maiores serão as oportunidades de resolver ou amenizar essas dificuldades. 2. Dificuldades escolares: dificuldades escolares são motivos frequentes que levam aos pais procurarem um psicólogo para seus filhos. Esta dificuldade pode estar relacionada a problemas comportamentais ou por alguma dificuldade de aprendizagem. Se seu filho apresenta resistência ou dificuldades de adaptação na escola, dificuldades sociais com os colegas e baixo rendimento nos conteúdos escolares o psicólogo infantil tem muito a contribuir nestes casos, orientando os pais e a escola. 3. Manifestações comportamentais: alterações no comportamento comuns que merecem atenção de um profissional são as birras, agressividade, choro excessivo, dificuldades para manter atenção, ansiedade, medo, timidez excessiva, de interação, insegurança, inquietação entre outras dificuldades que a criança manifesta em seu comportamento.

4. Alteração de apetite: quando ocorrem mudanças nos hábitos alimentares da criança de maneira drástica e radical tanto para excesso ou falta de apetite pode ser sinal de problemas físicos ou emocionais, e procurar um psicólogo pode ajudar a esclarecer essa questão.

5. Alteração ou dificuldade no sono: alterações no sono como dificuldade para dormir, sono agitado, pesadelos, xixi na cama, se recusar para dormir sozinho quando antes o fazia, podem ser sinais de que alguma coisa não está bem e podem ser manifestações de problemas emocionais que merecem atenção profissional.

Existem inúmeros motivos e situações que podem demonstrar que seu filho precisa de acompanhamento psicológico, citamos alguns deles. De modo geral é importante ficar atento às mudanças de comportamento e manifestações de seus filhos. Mudanças importantes e significativas acontecem se os pais ou responsáveis participam efetivamente do desenvolvimento da criança.



Bianca Berlim Zambon, Psicóloga e Psicopedagoga Infantil. CRP 08/18223

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page