• Lamvie

BLW, o que é?

Você já viu aqueles bebês em fase de alimentação que comem tudo com a mão, fazem aquela lambança e comem sozinhos na cadeirinha? Pois é, essa nova forma de alimentar os bebês chama-se BLW!



BLW é a sigla de Baby-Led Weaning que incentiva os bebês a experimentarem os alimentos com as próprias mãos, respeitando seu tempo de desenvolvimento.


É o bebê quem decide quando começa e quando termina o processo, respeitando sua autonomia e baseando-se em seus instintos inatos e habilidades de auto alimentação e auto regulação.


Na verdade, existem dois métodos para realizar a introdução alimentar dos bebês:


Alimentação ofertada pelos cuidadores (como a abordagem tradicional onde o adulto oferece colheradas na boca do bebê);


Auto-alimentação guiada pelo próprio bebê (onde os alimentos são deixados na bandeija do cadeirão ou mesa e o bebê se alimenta sozinho, como as abordagens BLW ou protocolo BLISS);

Não há evidências científicas suficientes para mostrar qual dessas formas de alimentar é a melhor ou mais segura.

Portanto, eu enquanto nutricionista (que além de ser mãe, também já acompanhei mais de 100 famílias em seu processo de introdução alimentar) sugiro às famílias uma terceira forma de alimentarem seus bebês:


Alimentação participativa, onde os adultos mediam a alimentação da criança e dependendo das circunstâncias oferecem alimentos na boca dele e em outras permitem que ele se auto alimente (um misto das abordagens anteriores).

Seja qual for a forma que sua família escolha para alimentar o bebê, vale a pena uma conversa bem aprofundada com seu pediatra e nutricionista para juntos listarem os prós e contras de cada método, encontrando o mais adequado para a sua realidade.


#nutriinfantil #nutrilamvie #alimentacaosaudavel #blw #introducaoalimentar #comidadobebe #nutricionista


Liziane M. Laufer | Nutricionista Materno Infantil | CRN-PR 8-3669


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo