Tenho certeza que você já sabe que a moleira do bebê é um local super importante, mas você sabe por quê?
E por que o pediatra sempre palpa essa região? Quando ela deve fechar?
Moleira é o nome popular da fontanela, espaço entre os ossos do crânio do bebê. Existem duas fontanelas, a posterior ou lamboidea, e a fontanela anterior ou bregmática, que é a maior delas e se fecha totalmente por volta dos 2 anos de idade.
Trata-se de uma área macia e flexível no crânio do recém-nascido, que desempenha funções vitais, como facilitar o parto e permitir o crescimento cerebral.
Na consulta de rotina com o pediatra, a fontanela anterior é palpada para avaliação de sua tensão, e é medida em polpas (dedos) digitais para acompanhamento do seu fechamento.
O fechamento precoce pode ou não caracterizar uma doença, sendo necessária uma avaliação pelo especialista.
Na maioria dos casos esse fechamento antes do intervalo previsto não tem nenhuma repercussão clínica, porém pode haver associação com a cranioestenose, doença que cursa com deformidade craniana e restrição do crescimento cerebral, causando atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, além de alterações comportamentais, e que necessita de tratamento cirúrgico precoce.
Se o seu bebê apresenta essa condição, ou suspeita, procure um especialista para avaliação e para o adequado diagnóstico. O profissional ideal para investigar é o neurocirurgião pediátrico!
Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!
댓글