Está sentindo dor ao amamentar? Você não está sozinha! Muitas mães passam por isso e a boa notícia é que existem soluções.
Neste texto, vamos te ajudar a entender as principais causas das dores durante a amamentação e te dar dicas práticas para aliviar o desconforto.
Mas atenção: Se a dor persistir, é fundamental buscar ajuda especializada.
Uma consulta presencial ou online com uma consultora em amamentação pode te ajudar a identificar o problema e encontrar a melhor solução para você e seu bebê.
A causa mais comum de sentir dor para amamentar é a pega incorreta. Muita gente fica focada na "boca de peixinho", porém a pega correta vai além disso.
Outra causa bastante comum de dor na amamentação é a língua presa. Por mais que a mãe tente e se esforce em fazer ou manter o bebê numa posição correta e ideal, ele acaba não tendo força para manter, escorrega para o mamilo e a dor vem.
Consultar uma fonoaudióloga especialista em amamentação ou odontopediatra com experiência em atendimento a freios orais pode mudar a história da sua amamentação!
E por último, o uso de bicos artificiais tipo chupeta e mamadeira também são grandes vilões quando o assunto é dor para amamentar.
Os bicos treinam a criança a fazer movimentos diferentes daqueles que são necessários para ordenhar o leite da mama, e por isso eles costumam morder o mamilo e causar muita dor.
Agora papel e caneta na mão que vou te ensinar como fazer uma pega perfeita e nunca mais sentir dor ao amamentar!
1º: Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável, com a coluna reta e os pés apoiados no chão. Se você tiver um bebê recém-nascido, a almofada de amamentação pode te ajudar nesse começo!
Caso não tenha, é só pegar um cobertor ou edredom, enrolar bem num formato de cobra e colocar em volta da cintura.
2º: Se certifique que sua aréola esteja bem molinha. Mama cheia e peito duro não combinam com pega correta! Se for necessário, faça massagens circulares com o dedo na região da aréola, e faça também uma ordenha de alívio antes de colocar o bebê para mamar.
3º: Posicione o bebê bem próximo ao seu corpo, de forma que a barriga dele fique encostada na sua barriga e a cabeça dele esteja alinhada com o tronco.
Com a mão do mesmo lado que for ofertada a mama, segure-a na base com a mão em formato de U e faça um "sanduíche", deixando a aréola livre para o bebê abocanhar.
4º: Passe um pouco de leite no mamilo para o bebê sentir o cheiro e ativar seu reflexo de busca.
5º: Segure o bebê pela base da cabeça com a mão do lado contrário da mama que irá oferecer.
Por exemplo: se for oferecer a mama direita, segure o bebê com a mão esquerda.
6º: Deixe o bebê com o nariz alinhado na altura do mamilo. Isso vai fazer ele jogar levemente a cabecinha para trás para abocanhar, e melhora a abertura da boca.
Passe o mamilo no lábio superior do bebê. Assim que ele abrir bem a boca, traga-o para a mama, com um movimento de cima para baixo para fazer a pega profunda e assimétrica. Quanto mais fundo for o mamilo, menos dor você vai sentir.
E por último: Segure a mama ainda em "sanduíche" por mais 30 segundos, ou até que o bebê comece a deglutir leite. Pronto!
Agora com cuidado você pode trocar o braço e apoiar a cabecinha do bebê no seu antebraço, do mesmo lado da mama oferecida!
O que achou? Parece complicado no início, mas logo vocês pegam o jeito! Não deixe a dor atrapalhar esse momento tão especial entre você e seu bebê.
No nosso canal do YouTube tem vídeo ilustrando esse passo a passo, não deixe de conferir.
Caso você ainda sinta dor ou tenha qualquer outro problema, a equipe da Lamvie está aqui para te ajudar, mesmo se for numa consulta online!
Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos da saúde dos nossos pequenos!
Comentarios